blog > Dicas

21 milhões de moedas: entenda o limite do bitcoin

17 de setembro de 2019 Por Capital Digital Aberto
Limite-do-Bitcoin

Talvez você não saiba disso, mas há um limite de produção do Bitcoin. Satoshi Nakamoto, quando publicou o conceito, também divulgou a quantidade de moedas que podem ser fabricadas com o algoritmo criado: 21 milhões.

O Bitcoin é uma moeda digital que não sofre interferências governamentais. Por ser descentralizada, a criptomoeda não é fabricada por um órgão, como no caso do nosso dinheiro tradicional. O Bitcoin é gerado por meio de um processo conhecido como mineração.

Na mineração utilizam-se computadores com ampla capacidade de processamento para realizar cálculos matemáticos complexos. O objetivo é resolver com mais agilidade as operações de criptografia.

Quando uma série é solucionada, o minerador recebe, por um período de 10 minutos, um bloco de Bitcoins.

No início do processo de mineração, a recompensa era de 50 Bitcoins a cada bloco. Atualmente, esse número gira em torno de 12 moedas. De quatro em quatro anos, a quantidade cai pela metade.

Considerando o limite de 21 milhões, a previsão é de que o último Bitcoin seja produzido em 2140.

O limite do Bitcoin é um risco?

Não se deve comparar 21 milhões de Bitcoins a 21 milhões de reais, por exemplo. Isso porque, no caso das moedas digitais, existe o fracionamento.

No caso do  Bitcoin, as transações podem ser denominadas em subunidades. Ou seja, dentro de um Bitcoin existem 1.000.000 bits. Os Bitcoins podem ser divididos em até 8 casas decimais.

Assim, a quantidade finita não é uma limitação. Os Bitcoins podem ser compartilhados por muitas empresas e pessoas.

Existe um momento certo para investir em bitcoin?

O Bitcoin é uma moeda que tem o desafio da volatilidade. Como depende da adoção da sociedade, além da procura e oferta, o preço pode variar.

Quando dizemos que o Bitcoin tem uma quantidade limite, podemos afirmar que a inflação é controlada. Dessa forma, em determinado momento, as flutuações de valor tendem a diminuir.

Isso não significa que se deva esperar para investir em Bitcoin. Até mesmo porque, desde o início da comercialização, os preços subiram.

O ideal é recorrer a especialistas que fazem análise do mercado e acompanhamento das tendências para garantir as melhores negociações.

A CDA – Capital Digital Aberto realiza esse trabalho. Todos os profissionais e parceiros são altamente capacitados e com ampla experiência no mercado financeiro para prestar os melhores serviços e garantir a liquidez dos clientes. Venha e compre sua Bitcoin enquanto o limite não chega!

< Voltar às notícias
Comece a negociar bitcoins agora!
Em apenas alguns passos, você começa a negociar bitcoins na plataforma com os melhores valores do mercado.
Comece já >
Cripto-Calculadora
BRL
=
BTC
Siga a CDA nas
redes sociais