blog > Blockchain

Blockchain: uma ferramenta importante contra as fraudes

17 de setembro de 2019 Por Capital Digital Aberto
Blockchain

Por que utilizar o sistema Blockchain para transações? Um dos grandes desafios do mercado financeiro nacional é garantir a segurança das operações, mantendo a confiabilidade e a integridade dos dados e informações.

Atualmente, no sistema bancário, por exemplo, as instituições são muito dependentes umas das outras e utilizam tecnologias semelhantes – muitas vezes até as mesmas.

Por conta desse cenário, e considerando o enorme potencial de ataques cibernéticos, se uma dessas entidades estiver vulnerável, todas as outras podem sofrer as consequências.

A blockchain é a tecnologia que possibilita as transações com moedas virtuais, dentre outras funcionalidades, ela surge como uma alternativa potente e eficaz no combate e prevenção a essas fraudes.

Como o sistema de encadeamento funciona?

Quando uma nova transação ou edição de uma transação existente acontece, geralmente a maioria dos nós em uma implementação de blockchain deve executar algoritmos para avaliar e verificar o histórico do bloco blockchain individual proposto.

Se a maioria dos nós chegar a um consenso de que o histórico e a assinatura são válidos, o novo bloco de transações será aceito e será adicionado à cadeia de transações.

Se a maioria não conceder a adição ou modificação da entrada, ela será negada e não adicionada à cadeia. Esse modelo de consenso distribuído é o que permite que o sistema blockchain seja executado sem a necessidade de alguma autoridade unificadora central dizendo quais transações são válidas e quais não são. 

Por que a blockchain é confiável?

O primeiro fator a ser considerado é que todas as operações realizadas na blockchain são rastreáveis.

Além disso, a tecnologia utiliza procedimentos seguros, como a criptografia e a assinatura digital.

Vale reforçar ainda que, apesar do fácil acesso às informações transacionadas, não existe a chance de alteração e adulteração após o processamento.

A blockchain, portanto, permite com que as movimentações sejam ágeis e transparentes, além de proteger contra possíveis ameaças.

Quer conhecer como o sistema Blockchain funciona? Cadastre-se em nossa plataforma e veja as diversas maneiras como utilizamos esse sistema.

< Voltar às notícias
Comece a negociar bitcoins agora!
Em apenas alguns passos, você começa a negociar bitcoins na plataforma com os melhores valores do mercado.
Comece já >
Cripto-Calculadora
BRL
=
BTC
Siga a CDA nas
redes sociais