Capital Digital Aberto

Blockchain: uma ferramenta importante contra as fraudes

Um dos grandes desafios do mercado financeiro nacional é garantir a segurança das operações, mantendo a confiabilidade e a integridade dos dados e informações.

Atualmente, no sistema bancário, por exemplo, as instituições são muito dependentes umas das outras e utilizam tecnologias semelhantes – muitas vezes até as mesmas.

Por conta desse cenário, e considerando o enorme potencial de ataques cibernéticos, se uma dessas entidades estiver vulnerável, todas as outras podem sofrer as consequências.

A blockchain, tecnologia que possibilita as transações com moedas virtuais, dentre outras funcionalidades, surge como uma alternativa potente e eficaz no combate e prevenção a essas fraudes.

Por que a blockchain é confiável?

O primeiro fator a ser considerado é que todas as operações realizadas na blockchain são rastreáveis.

Além disso, a tecnologia utiliza procedimentos seguros, como a criptografia e a assinatura digital.

Vale reforçar ainda que, apesar do fácil acesso às informações transacionadas, não existe a chance de alteração e adulteração após o processamento.

A blockchain, portanto, permite com que as movimentações sejam ágeis e transparentes, além de proteger contra possíveis ameaças.

Os desafios da blockchain no mercado financeiro

Embora a tecnologia ainda não tenha data para ser implementada pelo sistema financeiro nacional, o modelo é promissor.

Os órgãos estudam as formas de minimizar os impasses encontrados e demonstram interesse nas criptomoedas. Inclusive, os grandes bancos do País contam com grupos de trabalho voltados especialmente para o blockchain.

Por sua vez, muitas empresas e negócios já aceitam as moedas virtuais e pretendem investir cada vez mais nesse formato.

E você? Está seguindo o mesmo caminho? Antes de tomar qualquer decisão, não deixe de consultar profissionais capacitados e experientes que possam te ajudar a garantir as melhores soluções e negociações.

Entre em contato com a CDA – Capital Digital Aberto!

Post a Comment

You don't have permission to register